Entrevista da Structure Value ao portal RE PORTUGAL

STRUCTURE VALUE: ESPECIALISTAS EM AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Com mais de 10 anos de experiência em avaliação imobiliária, e dezenas de milhares de avaliações concluídas, a Structure Value visa ser a primeira escolha no fornecimento de serviços de avaliação.

Vitor Osório, Managing Director da Structure Value.

 

A Structure Value acumula mais de 10 anos de experiência em avaliação imobiliária, com dezenas de milhares de avaliações concluídas. Especializada em avaliação e consultoria imobiliária, compromete-se a criar valor para clientes, parceiros, sociedade e acionistas.

«Temos tido crescimentos significativos em quantidade de avaliações realizadas e em vendas todos os anos consecutivamente, não obstante este seja um ano atípico continuamos nesse sentido de crescimento face ao ano anterior. Surgiram novos clientes que colmataram a diminuição de trabalhos de outros pelas razões sobejamente conhecidas. O importante é que ao fim de quase 15 anos de atividade estamos confiantes no futuro e esse balanço é efetivamente motivador para a empresa», refere Vitor Osório, Managing Director da Structure Value.

“A reabilitação urbana continua a ser importante na nossa atividade”

 

«A reabilitação urbana continua a ser importante na nossa atividade, temos vários trabalhos realizados neste segmento ao longo do presente ano nas principais cidades do país. Porém a reabilitação urbana tem limitações ao nível de oferta porque não há como se estender e começam a escassear os imóveis/prédios para reabilitar no segmento residencial porque alguns deles são desenvolvidos para outros usos. Assim o trabalho de avaliação de igual modo tende a decrescer, competindo com a habitação nova em zonas mais periféricas. O mercado da reabilitação não depende somente do residencial, há segmentos alternativos que vão assumindo um papel importante na reabilitação, e a empresa está presente nesses segmentos e como uma das primeiras escolhas na prestação de serviços especializados de avaliação».

Manter e reforçar o foco como especialista em avaliação imobiliária

Segundo o responsável da empresa, o «nosso principal objetivo é manter e reforçar o foco como especialista em avaliação imobiliária, de modo a estarmos alinhados com a missão da empresa que é o fio condutor e dá visão a toda a equipa da STV. É também nesse registo que temos como, ambição assumir um papel de referência e liderança a nível nacional em serviços de avaliação imobiliária»

Para tal, a Structure Value definiu os seguintes objetivos para 2024:

– Consolidar a presença na avaliação imobiliária para o segmento do crédito hipotecário e do fomento à construção;

– Consolidar a cobertura nacional, com mais peritos avaliadores e parceiros em todas as localizações;

– Acrescentar valor aos nossos serviços com a acreditação/certificação por entidades externas;

– Publicação regular de dados/índices estatísticos de valores/preços/taxas do mercado imobiliário em diferentes zonas do país;

– Concluir a transição digital da operação no geral e dos processos internos da empresa;

– Promoção e divulgação dos serviços e da empresa ao setor.

Sustentabilidade e eficiência energética

Vitor Osório salienta que, nos dias de hoje, «existe uma preocupação crescente para a sustentabilidade e eficiência energética e este fator não é exceção no setor da avaliação imobiliária. Existem para além da certificação energética várias insígnias e títulos que diferenciam os imóveis uns dos outros pelos processos construtivos, matérias, impactos e sustentabilidade, penso que o futuro passará também por esta diferenciação e na avaliação imobiliária estes aspetos são efetivamente diferenciadores no momento da determinação do valor de mercado dos mesmos. Penso que há muitos e bons exemplos de empreendimentos e edifícios, bem como a habitação e reabilitação urbana o tema está sempre na ordem do dia em termos de avaliação imobiliária».

O responsável explica que «no caso da nossa atividade da STV procuramos diminuir ao máximo a nossa pegada ecológica melhorando e tornando os nossos processos mais eficientes como é o caso da adoção do princípio de sociedade paper free, assegurando que todos os nossos serviços são desenvolvidos com base em ferramentas tecnológicas, utilizando o mínimo de papel possível privilegiando sempre os meios digitais e a sensibilização da equipa para a adoção de medidas que reduzam o consumo energético. Estas são algumas das medidas adotadas para contribuir para o nosso compromisso de sustentabilidade, ao mesmo tempo aumentamos a competitividade e criação de valor para os nossos clientes, parceiros, equipa, sociedade em geral e acionistas».

Perspetivas futuras para o setor da avaliação imobiliária

«A avaliação imobiliária tradicional para o setor bancário é cada vez mais um serviço padronizado, pode ser visto pelo cliente como uma commodity. Uso este termo porque as avaliações de imóveis, quando realizadas por sociedades de avaliações que usam critérios similares, têm as práticas de rotinas idênticas, experiência na validação e adotam semelhantes parâmetros, em que temos de possuir um nível de qualidade uniforme, prazos de entrega similares e são efetuadas em relativas quantidades. A situação atual do mercado de avaliações é essa, e a tendência deverá manter-se para a avaliação dita normal e parametrizada».

Vitor Osório sublinha que a diferença ou destaque «será feito nas avaliações especiais, em que o grau de complexidade é maior, sendo que as competências técnicas são um dos critérios de seleção por parte dos clientes, da empresa de avaliação. Como não conseguimos parar a industrialização do setor, ainda assim, pensamos que há motivos e aspetos que distinguem as empresas mesmo nas avaliações tradicionais e estamos nesta fase a trabalhar nesse sentido, para oferecer ao cliente mais confiança, com uma melhor capacidade de resposta, nível de qualidade e rigor na validação dos relatórios. É esse o caminho, mesmo na avaliação (standard) que denomino por commodity».

O responsável acrescenta ainda que «importa também referir que é nestes contextos em que estamos a passar e a experienciar, em que as avaliações imobiliárias assumem um papel fundamental, sobretudo pela volatilidade do mercado imobiliários, tendências, oscilações, valorizações e outros fenómenos que vamos acompanhando, tais como o arredamento. AL, turismo, logística, entre outras, tudo isto e muito mais impacta diretamente no serviço de avaliação imobiliária»

“A Structure Value posiciona-se como especialistas em avaliação imobiliária é assim que o mercado nos vê e é aí que nos sentimos bem. Possuímos uma equipa multidisciplinar e experiente que nos permite lidar com os desafios do mercado e responder a todo o tipo de avaliações”

O responsável da empresa enfatiza que «somos guiados por uma cultura organizacional de profissionalismo, temos os recursos adequados e o conhecimento de mercado, para proporcionar VALOR aos nossos, por isso contamos com a confiança no dia a dia dos principais clientes institucionais, empresas e bancos a atuar em Portugal. Queremos ser a primeira escolha no fornecimento de serviços de avaliação, contribuindo assim para o s desenvolvimento das atividades dos nossos clientes e parceiros».

    Consinto a STRUCTURE VALUE a enviar-me ações de marketing, nos termos definidos na Política de Privacidade e direito à informação.